Logotipo Dante Testa Treinamentos

Jet Engine?: O que é? Para que Serve?

Assista ao vídeo abaixo e descubra o que é Jet Engine e quais suas funcionalidades

Nesse post quero explicar pra você o que é o Jet Engine, pra que ele serve e quais são as possibilidades no uso desse plugin criado pela CrocoBlock.

Uma breve introdução para te deixar um pouco mais antenado sobre o assunto: A CrocoBlock é uma empresa desenvolvedora de soluções para WordPress, no caso eles criaram a Linha Jet de Plugins, onde são compostos de aproximadamente 18 plugins cada um apropriado para determinados fins. Abaixo estão todos os plugins disponíveis.

Custom Post Types

O Jet Engine é um Plugin focado em permitir a criação de conteúdos dinâmicos, talvez esse conceito ainda não esteja tão claro para você. Vou explicar de um jeito mais simples e ilustrado pra facilitar essa compreensão.

Imagine que você precisa criar um site para uma Loja de Veículos, ou seja, você precisará cadastrar os veículos e exibi-los em uma página, logo ao clicar no veículo deveria se abrir uma página contendo todas as informações sobre o tal veículo, certo?

Com as funcionalidades nativas do WordPress não é possível criar tais estruturas personalizadas de forma simples e sem código. Então o Jet Engine vem com sua simplicidade e inteligência, permitindo que com alguns cliques e preenchimentos de formulários e ajustes, seja possível criar um sistema de cadastro de veículos.

Lógico que isso foi apenas um exemplo, o que o Jet Engine faz é permitir a criação de um CUSTOM POST TYPE, ou seja, um Tipo de Post Customizado, assim como fazem o ACF ou CTP UI, ferramentas concorrentes do Jet Engine. 

O Jet Engine faz muito mais coisas além de criar Post Types personalizados, vou explicar mais sobre as funcionalidades assim que eu terminar o assunto sobre post type em questão. 

Para finalizar o assunto sobre o POST TYPE, o Jet Engine permite criarmos qualquer tipo de post personalizado, seja ele um veículo, um imóvel, uma receita, um produto, um classificado, um dado qualquer que possua uma estrutura personalizada. Com a ajuda de seu editor visual, você conseguirá criar post types completos e complexos com total praticidade sem o uso de código. Fique tranquilo que ao criar o post type desejado o WordPress já criará pra você automaticamente todas as telas de manipulação daquele post type, como cadastro, edição, listagem e remoção. 

Com essa funcionalidade da para criar qualquer coisa, transformando um site em worpdress em um verdadeiro sistema dinâmico.

Veja alguns exemplos de uso no Jet Engine e Jet SmartFilters abaixo:

Site para Lojas de Veículos

Site para Imobiliárias

Site para Assistências Técnicas

Taxonomias

Outra funcionalidade é a possibilidade de criar Taxonomias personalizadas, isso quer dizer que podemos criar dados dinâmicos atrelados aos nossos post types. Ficou confuso, ou não entendeu nada?

Imagine que no exemplo que dei sobre Loja de Veículos, temos então um Post Type chamado Veículos, certo? Porém alguns campos do Veículo vão ser dinâmicos por exemplo, MARCA, MODELO, COR, OPCIONAIS e etc.

Isso quer dizer que deveríamos ter o poder de cadastrar esses dados e ao mesmo tempo reutilizar eles no próximo cadastro de um segundo veículo e por ai vai.

A Taxonomia é justamente isso, é um mini post type poderíamos chamar assim, ele vai permitir criar uma estrutura semelhante ao post type porem mais específica, no caso, transformando alguma informação em uma dependência do post type principal.

No caso do veículo, temos várias estruturas que precisam ser taxonomias pois ficaria péssimo criar campos texto para informar, marca, modelo, cor e opcionais, pois como seria possível criar um filtro para esses dados? Quase impossível reutilizar os dados se não forem taxonomias.

Através de um outro plugin chamado Jet SmarFilters que irei abordar em outro post, é possível criar filtros dinâmicos para pesquisar os veículos através do campos criados pelo Jet Engine, tanto em post types como em taxonomias.

Resumindo, Taxonomias são tabelas de dados que relacionamos aos nossos post types.

Formulários

Com o Jet Engine é possível criar formulários comuns e avançados, porém diferente de alguns construtores de formulário que já conhecemos, essa funcionalidade é bem completa e vai muito além do que se imagina de um formulário. 

Através de algumas configurações no módulo de formulário, podemos criar forms que podem interagir com o Back-End, por usuários no front-end, sim você ouviu certo, da pra criar sites dinâmicos que permitem usuários a inserir dados em nossos post types através de formulários via fron-end.

Através dos módulos de Profile Builder e Forms do Jet Engine, é possível criar sites que permitam aos usuários se registrarem no site, acessando as funcionalidades que você desenvolver, permitindo inserir, listar, remover e editar dados.

Exemplo: um site de classificados, você pode criar uma sistema desses, permitindo que o próprio usuário insira seus anúncios, então decidir se vai aprovar manualmente cada anuncio ou já permitir que sejam publicados automaticamente no site.

Listings

Através dos Listings o Jet Engine permite criar modelos para exibição dos dados dos post types, imagine que você fez um sistema que cadastra imóveis, vai precisar gerar uma lista de imóveis certo?

Com o Listings você terá poder para criar esses recursos de forma simples e prática, podendo escolher o jeito que as informações são mostradas no front. Também da pra fazer sliders a partir de um listing, ou seja, criamos até carrosséis interativos com a ajuda do componente Listings Grid que acompanha o pacote Jet Engine.

Relacionamentos

Com os Relations do Jet Engine, podemos criar relacionamentos entre post types dessa forma permite exibir dados de outros post types que tem relação entre si, permitindo a criação de estruturas complexas de exibição dos dados.

Options Pages

Esse recurso vai deixar você fascinado pelo Jet Engine, ele permite criar campos personalizados, que podem ser usados como parâmetros de uso geral em todo o site.

Imagine que você tenha um site onde os dados de contato, cores, arquivos ficam necessitando alteração frequente, ou até mesmo que evitar deixar o poder de edição dos dados na mão do cliente através do acesso ao editor do Elementor, com o options pages, você resolve isso, criando uma entrada no menu do wordpress, criando um setup “Formulário” que pode conter dezenas de dados separados em abas, tabs e dentro deles campos como, títulos, textos, e-mail, telefone, logotipo, cores, datas, galeria de imagens ou qualquer coisa que desejar. Então basta o admin preencher os dados dentro desse formulário e durante a construção do site ir usando esses dados salvos através das tags dinâmicas do Elementor Pro.

Esse recurso te dará poder para construir sites totalmente dinâmicos e parametrizados para facilitar o update dos dados pelos usuários do site, caso sejam leigos no quesito web design. Esse recurso vem muito a calhar quando queremos dar poder de alteração aos donos dos sites que muitas vezes não são programadores ou designers, mas querem poder entrar no site e alterar algumas coisas sem complicação.

Outras Funcionalidades

Além de tudo que falei acima, o Jet Engine pode ser utilizado em conjunto com outros plugins da linha Jet aumentando seu poder de uso, como no caso do Woocommerce, site de reservas para hotéis, Calendários e Mapas.

Conclusão

O Jet Engine por si só já é incrível, quanto mais aliado aos outros plug-ins da CrocoBlock o seu poder de criação dinâmica fica praticamente infinito.

Se você busca um jeito de construir sites dinâmicos com Elementor Pro, sem a necessidade de instalar dezenas de plugins diferentes e ter que aprender um monte de coisa para adaptar a suas necessidades, o Jet Engine poderá ser a solução.

Ainda mais quando aliado ao Jet SmartFilters, Jet Elements e Jet Blocks, sem contar outros mais que não vem ao caso falar agora.

Espero que tenha gostado do conteúdo, qualquer dúvida comente aqui abaixo!

Treinamento de Jet Engine + Jet SmartFilters

Se você quer aprender a usar essas ferramentas, aqui em meu site eu possuo um treinamento completo sobre Jet Engine, clique aqui e saiba mais.